Pesquisar

sábado, 25 de maio de 2013

O AR


Experimento: O ar ocupa lugar no espaço?


     Você já teve essa dúvida e não soube responder? A turma do 4° ano da Professora Mylene fez um experimento que vai te ajudar a responder essa pergunta facilmente!
     Os alunos já haviam percebido isso durante a atividade em que eles simplesmente encheram uma bexiga. Ao  ver que ela estava “cheia” perceberam um volume maior do que “vazia”. Mas a professora Mylene resolveu tornar isso mais interessante com outro exemplo.
        Os alunos precisaram dos seguintes materiais:
e-arespaco
  • 1 Pote
  • 1 Folha de papel
  • 1 Panela funda

       Pegaram a folha de papel e a amassaram. Feito isso, colocaram a folha de papel dentro do copo.
     Pegaram um pote e completaram com água. Depois pegaram o copo com o papel dentro, viraram com a boca para baixo e mergulharam dentro do  pote com água, mantendo o copo sempre na vertical. Deixaram o copo nesse posição por alguns instantes e depois retiraram.
O papel não ficou molhado! Se alguém ainda duvida, pode conferir! Tente fazer essa experiência em sua casa. Você vai gostar!
     Acontece que a água não consegue entrar dentro do pote por que ele está cheio de ar! Isso mesmo. A primeira vista, você poderia dizer que o copo estava só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar e ele ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho da pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.






Nenhum comentário:

Postar um comentário