Pesquisar

terça-feira, 7 de maio de 2013

Histórico


Em 1959, o Padre Humberto Dunkel levou à CSN um caderno com o nome empregados que moravam no bairro Conforto e bairros próximos, pedindo à empresa que construísse aqui uma escola para seus filhos, ao então diretor secretário da empresa, Dr. Paulo Monteiro Mendes.

A inauguração da escola foi em 09 de abril de 1960. Em 1962 chegaram três freiras franciscanas da Congregação de São Carlos de Loyon, que aqui trabalhatam com a então diretora Professora Antonietta Motta Bastos.

O educandário São Carlos pertencia à Mitra Diocesana que funcionava pela manhã com as turmas de terceira série, quarta série e admissão; à tarde com turmas de primeira e segunda séries e à noite com curso do SENAC.

O ensino tradicional era rigoroso. Ao final de cada mês os alunos faziam provas que eram impressas em Barra Mansa. Todos os professores traziam suas aulas planejadas, seguindo as orientações da diretora. 

O educandário sempre desfilava nas datas cívicas e promovia grandes festividades com a participação de todos os alunos, funcionários, autoridades locais e comunidade.

A escola funcionou como entidade de ensino católico até 1974, quando o bispo D. Waldir Calheiros entregou o prédio à CSN. Esta negociou com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, assim, em 20 de abril de 1977 sob o governo de Nelson dos Santos Gonçalves, foi inaugurada a Escola Anexo João Haasis, sob a direção da professora Jocelina Angélica Cruz Pescarini. Passados dois anos, houve novamente uma mudança na nomenclatura da escola, passando então, em 1979, já então no Governo do Prefeito Coronel Aluízio de Campos Costa, a se chamar Escola Municipal Belo Horizonte.


O bairro na época da inauguração já possuía aspecto físico dos dias atuais: luz elétrica, água encanada, ruas asfaltadas, meios de transporte, Igreja Nossa Senhora da Conceição, comércio, casas padronizadas que foram construídas pela Companhia Siderúrgica Nacional.

Novamente, em 05 de setembro de 2003 sob o Governo do Prefeito Antônio Francisco Neto e sob a Direção da professora Marialda Oliveira da Silva, alterou-se o nome da escola para Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos em homenagem a professora que ofereceu seus longos e saudáveis anos na construção de uma educação comprometida com o conhecimento , a fraternidade, a moral e o espírito cristão com 75 anos dedicados ao magistério fluminense.

Em 2010, a escola passa por uma reforma que amplia suas instalações, acrescentando sala de atendimento pedagógico e educacional, biblioteca, nova secretaria, acesso com rampa e plataforma de acesso para alunos deficientes, pátio coberto e parquinho utilizado pelos primeiros e segundos anos. E também uma sala de multimeios com o nome da professora Marialda Oliveira da Silva, diretora no período de 1997 a 2006, quando faleceu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário