Pesquisar

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 

Jogo 7: Troca letras


Meta do jogo:

Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letra.

Jogadores:

2, 3 ou 4 grupos

Componentes:

- Um quadro de pregas
- 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras)
- Fichas com as letras

Regras:

- São formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo iniciará o jogo.
- O desafiador (professor) coloca, no quadro de pregas, 5 fichas de figuras e, ao lado, forma, com as fichas das letras, as palavras correspondentes a essas figuras e deixa na mesa as demais fichas de letras.
- Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura cuja palavra é muito semelhante à palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo, se, antes, tinha a ficha da figura pato, coloca-se a ficha que tem a figura do rato).
- Faz o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: “Que letra devo trocar para que a palavra PATO vire RATO?”
- O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que considera que precisaria ser modificada para formar a nova palavra.
- Se o grupo acertar, ganha cinco pontos e a professora prossegue com a equipe seguinte.
- O jogo termina quando o desafiador (professor) fizer 8, 9 ou 10 substituições (desafios): 4 grupos, são feitos dois desafios; 3 grupos, são feitos três desafios; e 2 grupos, são feitos cinco desafios.
www.plataformadoletramento.org.br/

OS ALUNOS MONTAM PALAVRAS EM SUAS MESAS DE FORMA INDEPENDENTE DEPOIS DA ATIVIDADE REALIZADA NO GRUPÃO 




Nenhum comentário:

Postar um comentário