Uma das propostas para se trabalhar o Sistema de Numeração Decimal, é a de se construir com os alunos uma "Caixa Matemática". A importância desta construção está em "imergir os alunos num ambiente acolhedor de letramento matemático".
Através da utilização do material concreto a aprendizagem da MATEMÁTICA é consolidada e prepara os alunos para raciocínios mais abstrato nas séries posteriores
Para isso, é importante organizar alguns materiais que necessitam constar na "Caixa":
• Tapetinho como base para apoio dos materiais, de forma a organizá-los segundo o sistema de posicionamento: folha de cartolina, papelão ou EVA com três divisões, ao menos.
• Fichas numéricas com os algarismos (pelo menos cinco conjuntos completos de 0 a 9).
• Dinheirinho*: em especial notas de 1 real, 10 reais e 100 reais.
• Fichas escalonadas (até 99).
• Outras possibilidades, sobretudo aquelas pensadas e propostas pelo coletivo dos professores da escola.
• Dados com diferentes formatos.
• Fita métrica dividida em decímetros.
• Relógio digital.
• Material dourado (pode ser planificado em papel ou EVA).
• Quadro numérico 1 a 100: escrever as dezenas exatas (redondas) em cor diferente.
• Calendário em diferentes formatos e disposição.
A vantagem de ser feita a caixa para uso individual é que cada aluno, pode fazer uso do seu material sempre que sentir necessidade, além dos momentos organizados em sala, ou mesmo levar para casa para utilizar nas tarefas domiciliares. Caso, o uso individual não seja possível, a dica é construir uma caixa coletiva, porém é importante disponibilizar uma boa quantidade e variedade de material para que todos os alunos possam utilizar e realizar suas representações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2013. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário