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domingo, 26 de outubro de 2014

Olimpíada de Matemática 2014

A Olimpíada é uma “competição” realizada entre todos os alunos da Escola Antonietta. Tem como objetivos interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nossa escola estimulando o processo de colaboração, de liderança e trabalho em equipe. A Olimpíada acontece em três etapas bem definidas. A primeira etapa é realizada em grupo na sala de aula; a segunda acontece junto aos familiares e a terceira os alunos são submetidos a questões individuais em sala de aula.Na última sexta-feira, dia 24 de outubro de 2014, os alunos levaram para casa desafios a serem feitos junto a família. Boa sorte a todos!

A








Preparem-se para a última etapa que acontecerá no dia 31 de outubro!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Literatura Infantil

Gênero Textual - Conto de Fadas

Depois de ouvir vários contos de fadas, os alunos da turma 104 
(1° ano - Professora Tatiana) fizeram uma DRAMATIZAÇÃO da história "BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES".





 

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO

Para complementar as atividades realizadas em sala de aula que envolvem leitura e escrita, a Professora Rosângela (1° ano - Turma 103 ) vem utilizando jogos fornecidos pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco. 







 JOGO : MAIS UMA

Meta do jogo:
Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.

Jogadores: 4 jogadores ou 4 duplas

Componentes:
- Uma trilha composta de algumas casas em que existem figuras
com palavras correspondentes;
- 20 fichas com figuras e seus respectivos nomes;
- 30 fichas com letras;
- Um dado;
- 4 pinos de cores diferentes.

Regras:
- Na mesa, devem ser espalhadas várias fichas com figuras e fichas com letras;
- Quem tirar mais pontos no dado, começa o jogo;
- O primeiro jogador lança o dado;
- O jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade de casas correspondente ao número indicado no dado;
- Se o pino parar em uma casa que não contenha figura/ palavra, ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador;
- Se, na casa onde o pino parar, houver uma figura/ palavra, o jogador deve procurar a ficha com a figura cuja palavra é semelhante à que está na casa da trilha (as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra). Ao encontrar a ficha com a figura/ palavra adequada, ele deve identificar qual é a letra que está faltando na palavra da trilha para formar a palavra correspondente à figura selecionada. Se o jogador acertar a
figura e a letra, ele permanece na casa. Caso ele erre, deve voltar para a casa onde o pino estava;
- O próximo jogador joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador e, assim, sucessivamente, até que um dos jogadores chegue ao final da trilha.

Repertório de palavras usadas no jogo :
CASA/ASA;
COLAR/COLA;
CUECA/CUCA;
FOCA/OCA;
GALHO/GALO; 
LULA/LUA; 
LUVA/UVA; 
LUVA/LUA; 
MANTA/ANTA;
NAVE/AVE; 
PASTA/PATA; 
PERNA/PENA; 
PILHA/ILHA; 
PIPA/PIA;
PONTE/POTE;
POSTE/POTE;
PRATO/PATO;
PRATO/RATO;
RÉGUA/ÉGUA;
VELHA/VELA

AS PLANTAS

Os alunos do 1° ano (Turma 102 - Professora Kelly) iniciaram um estudo sobre AS PLANTAS.
A professora solicitou aos alunos que trouxessem folhas de plantas que serviam para nossa alimentação e plantas que serviam para fazer remédios. Esse material foi classificado e exposto em forma de cartazes.








PROJETO "MEU AMIGO LIVRO"

Com o intuito de incentivar ainda mais o interesse dos alunos pela leitura, a Professora Érica do 2° ano (Turma 203), vem desenvolvendo o PROJETO "MEU AMIGO LIVRO". 

Além da variedade de livros disponibilizados para os alunos em sala de aula, a professora também solicitou que cada um trouxesse para a escola um livro de seu interesse para contar para o restante da turma. Todos ficaram ansiosos para chegar sua vez. Confiram algumas fotos!



















VALORES QUE VALEM À PENA


Os alunos do 1° ano (Turma 104) da Professora Tatiana vem realizando trabalhos em grupos onde os aluno podem ajudar uns aos outros para realizar diferentes atividades em sala de aula.  

Ao trabalhar com ALGORITMOS, a professora organizou os alunos em duplas, incentivando-os a colaborar com os colegas na resolução das situações propostas.


domingo, 19 de outubro de 2014

DIA DAS CRIANÇAS

Uma programação pra lá de especial marcou a semana do dia 12 de outubro em nossa escola. A garotada contou com "cinema", brincadeiras e lanche especial. 

Nós do Antonietta parabenizamos a todos os nossos alunos por essa data tão querida.

Vocês merecem tudo isso e muito mais!





segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alfabetização e Letramento

Hora da História 
Aula-passeio ao Zoológico

Na história de Ruth Rocha, Catapimba reúne sua turma para fazer um piquenique.
Assim como Catapimba, os alunos do 1° ano da professora Kelly também se juntaram à turma da professora Rosângela e da Professora Tatiana para fazer um piquenique no Zoológico.
 A professora Mirna, da sala de leitura, contou a história "O Piquenique do Catapimba" para os alunos.

 Depois de muitas brincadeiras, chegou a hora do lanche. Que delícia!