Pesquisar

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FOLCLORE


FOLCLORE


As aulas no laboratório de informática também procuraram resgatar o valor do folclore brasileiro conscientizando os alunos da importância de se preservar a cultura tradicional do nosso país. Todos os alunos assistiram vídeo da mula-sem-cabeça, trocaram conhecimentos e … “arregaçaram as mangas”.

- Os primeiros e segundos anos digitaram uma lista de brinquedos e brincadeiras ditados pela professora sendo auxiliados caso precisassem. No editor de imagens kolourpaint os alunos coloriram livremente uma imagem e finalizaram o trabalho inserindo essa imagem nas listas digitadas por eles.


  -Os alunos das turmas 301 e 302 trocaram conhecimentos sobre o folclore, e realizaram uma pesquisa em casa sobre frases de para-choque de caminhão. Utilizando uma ferramenta de animação do Gcompris, digitaram uma das frases pesquisadas, criaram um cenário e fizeram uma animação com um caminhão. Eles aprenderam e se divertiram muito.


- A turma 401 assistiu o vídeo da mula-sem-cabeça, conversou sobre o folclore. Depois os alunos puderam se “transformar” em personagens do folclore brasileiro. No editor de imagens Gimp fizeram uma montagem das suas imagens em sacis, vitórias-régias, curupiras...


  • Os alunos da 501 e 502 interpretaram oralmente a lenda da mula-sem-cabeça, digitaram um resumo da lenda ditada pela professora. Fizeram a formatação básica: borda, tamanho e tipo de letra, cor, negrito, sublinhado... No editor de imagens kolourpaint coloriram uma imagem da mula-sem-cabeça, copiaram, colaram essa imagem no texto digitado e salvaram o trabalho.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A PRIMAVERA DA LAGARTA


A professora Mirna desenvolveu um trabalho encantador com os alunos de nossa escola. 
Depois de contar a história "A Primavera da Lagarta" de Ruth Rocha, a professora mostrou aos alunos como ocorre todo o processo de transformação da lagarta até virar borboleta.
No final de todo processo, a professora se reuniu com os alunos no pátio e todos soltaram as borboletas. 






quarta-feira, 14 de agosto de 2013

NOVIDADE DO X - XADREZ

Os alunos do 1° ano da Professora Rosângela aprenderam mais uma letrinha nova de maneira muito especial. Todos os alunos vieram para a escola com roupa xadrez. Com isso a professora ensinou a letrinha X e os "sonzinhos" que ela faz.  Foi uma festa! 




sábado, 3 de agosto de 2013

VISITA DE PEREGRINOS DA JMJ

A professora Daiana do 3° ano apresentou aos seus alunos algumas fotos da Jornada Mundial da Juventude. Os alunos localizaram no globo terrestre e no atlas os países referentes a cada bandeira que aparecia nas fotos.









Os alunos também receberam a visita de peregrinos vindos de Madagascar que mostraram um pouco de sua cultura aos alunos.

 

 A turma aprendeu as palavras de cumprimento utilizadas em Madagascar.
  


A Professora Mara trouxe os peregrinos que estavam hospedados em sua casa para conhecer a escola e mostrar um pouquinho de sua cultura aos alunos.