Pesquisar

quinta-feira, 30 de maio de 2013

FILOSOFIA, MISSÃO E VISÃO

Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Conceição, n° 197, no bairro Conforto.
A Unidade Escolar atende ao Ensino Fundamental, anos iniciais, em dois turnos, totalizando 18 turmas.
Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos baseia suas ações pedagógicas no que define o Regimento Escolar em seu Art. 8° "...desenvolver no educando capacidades de refletir, compreender o mundo que o cerca e tomar decisões que lhe permitam ser crítico e comprometido com valores essenciais na consolidação de uma sociedade justa e democrática".
FILOSOFIA, MISSÃO, VISÃO
FILOSOFIA NORTEADORA DA SME
"Construir um homem que seja crítico, criativo, questionador, participante e que com isso construa uma sociedade justa, democrática e que seja também comprometida com valores de honestidade, fraternidade e justiça social."
MISSÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANTONIETTA MOTTA BASTOS
"Somos uma escola que tem grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolve, oferecemos um ensino de qualidade aos nossos alunos e buscamos constantemente a excelência nos serviços prestados."
VISÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANTONIETTA MOTTA BASTOS
"Ser referência estadual na área de educação". 

NOSSA EQUIPE



Diretora Geral:

Josiane da Silva Costa Gonçalves

Diretora Adjunta:
 Simone de Carvalho Silva de Abreu    
Dirigente de Turno:
Flávia Pereira Beliene
Supervisora Educacional (1° turno): 
Crisleide Novais Antunes   
Supervisora Educacional (2° turno): 
Angela da Costa Soares             
Orientadora Educacional (1° turno):
Rita de Cássia Hartung Alves

Orientadora Educacional (2° turno):

Ivy Cristina Oliveira dos Santos 
Professoras Regentes:
1° ano - Manhã
Dalessandra Vitor


Iara Malvino Magalhães  
1° ano - Tarde
Kelly Costa Baptista Pena de Barros
Rosângela de Paula Campos

 2° ano - Manhã


Tatiana de Mello Renna

Érica Rodrigues Ferreira       
 2° ano - Tarde
Tatiana de Mello Renna       
Daniele de Farias Reinaldo
3° ano - Manhã
Luzia de Cassia Pereira

Maria Alice Mota Gregório
3° ano - Tarde
Daiana Menezes de Castro     
Érica Rodrigues Ferreira

4° ano - Manhã 
Rosilene Furtado Vieira Mariano

4° ano - Tarde
Mylene  Antunes de Barros  

Mariana Santos Alcaire Côrtes
5° ano - Manhã
Patrícia Aparecida Duarte da Silva Camarinho

Elexsandra Maria Ferreira
5° ano - Tarde
Shirley Viviane Teixeira dos Santos Faria
Implementadora de Informática (manhã):
Gisele Malafaia de Aquino Matos 
Implementadora de Informática (tarde):
Priscilla da Silva Guimarães Abreu
Professora de Educação Física (manhã):
Élida Vanusa Rivola Martins
Professor de Educação Física (tarde):
Rodrigo Henrique Martins de Andrade
Implementadora de Inglês (manhã):
Daiana Menezes de Castro
Implementadora de Inglês (tarde):
Ana Rita Villas Bôas Barcellos 
Implementadora de Biblioteca (manhã):
Arzeli Rigueira Alves Pena 
Implementadora de Biblioteca (tarde): 
Mirna  da Silva Escobar Moraes
Secretária:
Rosa Maria Rabello Dalbone Arantes
Auxiliar de Secretaria:
Keiti Fernandes Costa Pereira
Atendente de Disciplina

Daniella Patrícia Prado de Ávila

Cuidadora:

Solange Aparecida Vieira Pereira

terça-feira, 28 de maio de 2013

EDUCAÇÃO FÍSICA - ESTAFETA

ESTAFETA



Os alunos do 1° ano da professora Rosângela gostaram muito de participar desta atividade proposta pelo professor Rodrigo de Educação Física. 

O professor utilizou diversos materiais  que a escola dispõe como: bambolês, colchões, cones grandes e cones pequenos.

A atividade realizada desenvolve na criança a percepção de organização (cada um na sua vez), de seqüência, de concentração, enfim inúmeros objetivos podem ser o trabalhados através da prática dos jogos de estafeta. 



      
O professor Rodrigo organizou os alunos em fila,  sendo que o primeiro aluno da fila deveria, após o sinal, passar pelos bambolês colocando apenas um pé dentro de cada círculo, depois pular os cones grandes, fazer um zigue-zague entre os cones menores e saltar no colchão para finalizar o percurso. Os outros  alunos repetiram a mesma atividade até que todos concluíssem todo o percurso.









EDUCAÇÃO FÍSICA

ESQUEMA CORPORAL


              Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem.

              Para fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo, tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca, o Professor Rodrigo realizou a seguinte atividade:

  • Dividiu a turma em duplas.
  • Um aluno deveria deitar no chão para que o colega fizesse o contorno de seu corpo com o giz. Depois os alunos deveriam trocar de posição para que a mesma atividade fosse realizada com o outro. 
  • Ao terminar os contornos dos dois corpos, cada um escreveu o seu nome e identificou as principais partes do corpo.









EDUCAÇÃO FÍSICA

FUTEBOL


              Os alunos do 2° ano da Professora Iraci adoram as aulas de Educação Física. O professor Rodrigo vem desenvolvendo várias atividades lúdicas que complementam as aulas dadas pelas professoras regentes contribuindo a cada dia para a prática educacional.
O professor trabalhou o Futebol, de uma maneira com que todos participassem e opinassem  nas aulas, independente de terem ou não as habilidades necessárias desenvolvidas.
                A riqueza contida no ensino do Futebol não se baseia apenas no desenvolvimento dos elementos técnicos e das habilidades motoras, como a coordenação motora, lateralidade, agilidade, velocidade de reação, etc., mas também  no resgate de valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, a solidariedade, o respeito humano, construindo a criticidade e autonomia nos alunos. 





sábado, 25 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS

EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS


O passado está presente nas aulas de História do 3° ano da Professora Daiana. Os alunos reuniram vários objetos antigos e organizaram uma exposição.





Recebemos uma visita ilustre na Exposição de objetos antigos. A Senhora Mirian veio prestigiar mais uma atividade realizada na escola que recebe o nome de sua mãe.






O AR


Experimento: O ar ocupa lugar no espaço?


     Você já teve essa dúvida e não soube responder? A turma do 4° ano da Professora Mylene fez um experimento que vai te ajudar a responder essa pergunta facilmente!
     Os alunos já haviam percebido isso durante a atividade em que eles simplesmente encheram uma bexiga. Ao  ver que ela estava “cheia” perceberam um volume maior do que “vazia”. Mas a professora Mylene resolveu tornar isso mais interessante com outro exemplo.
        Os alunos precisaram dos seguintes materiais:
e-arespaco
  • 1 Pote
  • 1 Folha de papel
  • 1 Panela funda

       Pegaram a folha de papel e a amassaram. Feito isso, colocaram a folha de papel dentro do copo.
     Pegaram um pote e completaram com água. Depois pegaram o copo com o papel dentro, viraram com a boca para baixo e mergulharam dentro do  pote com água, mantendo o copo sempre na vertical. Deixaram o copo nesse posição por alguns instantes e depois retiraram.
O papel não ficou molhado! Se alguém ainda duvida, pode conferir! Tente fazer essa experiência em sua casa. Você vai gostar!
     Acontece que a água não consegue entrar dentro do pote por que ele está cheio de ar! Isso mesmo. A primeira vista, você poderia dizer que o copo estava só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar e ele ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho da pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.






PROJETO RUTH ROCHA - ROMEU E JULIETA


ROMEU E JULIETA - RUTH ROCHA


Os alunos do 4° ano da Professora Mylene estão tendo a oportunidade de conhecer diversas obras da autora Ruth Rocha.
Depois de realizarem a leitura do livro, toda a turma confeccionou um envelope personalizado baseando-se nesse livro, para guardar as avaliações do 1° bimestre.










PROJETO RUTH ROCHA

O PIQUENIQUE DO CATAPIMBA


-->
PROJETO RUTH ROCHA
Aula-passeio ao Zoológico

Na história de Ruth Rocha, Catapimba reúne sua turma para fazer um piquenique.
Assim como Catapimba, os alunos do 1° ano da professora Kelly também se juntaram à turma do 1° ano da professora Rosângela para fazer um piquenique no Zoológico.




 A professora Mirna, da sala de leitura, contou a história "O Piquenique do Catapimba" através de fantoches.



 

O professor Rodrigo, de Educação Física, organizou as brincadeiras e a professora Priscilla, de Informática,  registrou tudo tirando várias fotos.


 Depois de muitas brincadeiras, chegou a hora do lanche. Que delícia!




sexta-feira, 24 de maio de 2013

TRATAMENTO DE ÁGUA



VISITA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE VOLTA REDONDA



 Os alunos do 4° ano da Professora Mylene tiveram mais uma aula especial.
Para que pudessem compreender melhor o processo de tratamento de água, a professora organizou uma visita a Estação de Tratamento de Água de Volta Redonda.



Assistiram a uma palestra sobre a importância, os cuidados que devemos ter com a água e o seu processo de tratamento.




Depois houve uma explicação ao ar livre.
Percorrendo as instalações e acompanhando de perto cada etapa do tratamento. 





  


quinta-feira, 23 de maio de 2013

O AR EXISTE


Experiência para comprovar a existência do ar

              
         




A professora Mylene do 4° ano (2° turno) realizou mais uma atividade que deixou toda a turma entusiasmada.





 Os alunos foram levados para o pátio e cada um recebeu um balão (de aniversário). A professora orientou-os a encher os balões utilizando o ar de seus pulmões. Com isso os alunos puderam perceber que o ar ocupa lugar no espaço.

Em seguida, todos deveriam soltar o ar que estava dentro dos balões, aos poucos, e sentir o "ar em movimento". 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Visita ao Jornal Diário do Vale


Os alunos do 3° ano da professora Daiana deram início, no primeiro bimestre, ao  Projeto Hemeroteca

            
 A Hemeroteca é um acervo de recortes de jornais, revistas, publicações em geral.


Semanalmente os alunos desenvolvem atividades baseadas na Hemeroteca. Esse acervo vem sendo criado com a participação de todos os alunos da classe, que trazem de casa as notícias que mais lhes chamaram atenção nos últimos dias.

         Dando continuidade ao Projeto Hemeroteca,  os alunos visitaram o Jornal Diário do Vale, onde puderam observar todas as etapas para criação de um jornal. 








Confecção de Catavento

Os alunos do 4° ano da professora Mylene (2° turno) confeccionaram durante a aula de Ciências um catavento.
Através desse trabalho, os alunos puderam comprovar na prática a existência do AR.